O Microsoft Windows Server 2016 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e é o sucessor do Windows Server 2012. É o servidor-edição do Windows 10 e está disponível desde setembro de 2016.
Este artigo mostra as diferenças entre as edições individuais do Windows Server 2016.
As informações de preços do Windows Server 2016 sobre podem ser encontradas na loja web Thomas-Krenn na área de software da Microsoft .
A Microsoft agora está usando um modelo de licenciamento básico para o Windows Server 2016 (como é feito também para o servidor SQL).
Edições
O Windows Server 2016 está disponível em 3 edições (uma edição da Fundação como estava no Windows Server 2012 já não é oferecida pela Microsoft para Windows Server 2016): [1]
- Essentials
- Padrão
- Centro de dados
As edições são adequadas para as seguintes áreas de aplicação:
- (*) É necessária uma CAL RDS para acessar o Remotedesktop.
- (**) A licença do Windows Server Standard Edition permite 2 OSEs (Ambientes do Sistema Operacional) quando todos os núcleos físicos são licenciados.
- (***) As CALs são necessárias para cada usuário ou dispositivo, que se conecta direta ou indiretamente a um servidor. Os detalhes podem ser encontrados no site da Microsoft na área Licenças de Acesso para Cliente e Licenças de Gerenciamento . [2]
Requisitos minimais do sistema para o Windows Server 2016
A tabela a seguir mostra os requisitos mínimos para o Windows Server 2016. [3] Os requisitos reais dependem da configuração do sistema e dos aplicativos e recursos instalados.
- (*) 2 GB para a opção de instalação Server with Desktop Experience.
- (**) Computadores com mais de 16 GB de RAM exigirão mais espaço em disco para pager, hibernação e arquivos de despejo.
Comparação de edição por instâncias físicas / virtuais
As instâncias do Windows Server 2016 podem ser operadas em um ambiente de sistema operacional físico (POSE) ou em um ambiente de sistema operacional virtual (VOSE):
- (*) Quando um cliente executa todas as instâncias virtuais permitidas, a instância física só pode ser usada para gerenciar e manter as instâncias virtuais.
- (**) Essentials podem ser executados em um ambiente de sistema operacional físico ou virtual.
Comparação de edição por funções de servidor
As edições do Windows Server 2016 diferem nas seguintes funções de servidor:
- (1) Limitado à configuração das autoridades de certificação – outros recursos dos Serviços de Certificados do Active Directory (Serviços de Inscrição de Dispositivos de Rede, Serviço de Respondente Online)) não estão disponíveis.Mais informações podem ser encontradas na descrição do papel do AD CS no TechNet. [4]
- (2) Deve ser a raiz de uma estrutura de domínio ADDS e deve possuir todas as funções mestre operacionais.
- (3) O acesso requer uma CAL AD RMS adicional.
- (4) A desduplicação de dados não está disponível.
- (5) Limitado a 50 conexões RRAS e 50 conexões IAS; DirectAccess e VPN são suportados.
- (6) O acesso requer uma CAL RDS adicional (exceção: usando o recurso Remote Web Access da Essentials Edition).
- (7) Somente o serviço RD Gateway está instalado e configurado, outros serviços remotos (incluindo host de sessão RD) não são suportados.
Comparação de edição por novos recursos
As edições do Windows Server 2016 diferem nos seguintes recursos: [5]
- * Software Assurance é necessário para implantar e operar o Nano Server na produção.