O Windows XP tem menos de 500 dias de vida, segundo a Microsoft. O sistema operacional com 11 anos de idade vai deixar de ter suporte a partir de 8 de Abril de 2014, quando a Microsoft deixa de fornecer aos usuários suas atualizações de segurança. Ironicamente, a Microsoft lançou um “gadget” de contagem regressiva para a morte do XP para o Windows 7, lançado em 2009 e sucessor natural do XP.
De acordo com as métricas da Net Applications, o Windows XP ainda roda em 40,7% dos desktops e notebooks pessoais em todo o mundo. O Windows 7 só o superou em Agosto deste ano e, em Outubro, rodava em 44,7% dos computadores que fizeram alguma conexão online no mês. Ontem, esse relógio marcava 499 dias para o fim do suporte ao XP.
Segundo a própria Microsoft, o XP terá 12 anos e cinco meses de suporte, dois anos e meio a mais do que a sua prática habitual e um novo recorde, que até então pertencia ao Windows NT, que contou com 11 anos e 5 meses de suporte.
A longa vida do XP deveu-se em grande parte ao desastre que foi o Windows Vista, rejeitado por muitos usuários do Windows XP por ser problemático, lento ou cheio de problemas com “drivers”.
Fonte: CIO