Entenda um pouco mais sobre Disaster Recovery e proteja a sua empresa. As informações de uma empresa são ativos valiosos que precisam ser preservados. Entretanto, toda organização está sujeita a desastres, desde fenômenos naturais até ataques terroristas que podem comprometer todo o seu funcionamento.
Por isso, a tecnologia da informação conta com estratégias para garantir a segurança dos dados empresariais. Para evitar prejuízos financeiros e assegurar a continuidade das operações da empresa, você pode contar com soluções de Disaster Recovery.
Neste post vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito, quais são as ameaças, como é a aplicação do plano e como a computação em nuvem pode ajudar. Boa leitura!
O que é Disaster Recovery?
O Disaster Recovery, ou recuperação de desastres, é um conjunto de políticas e práticas que permitem a recuperação da infraestrutura de TI e sistemas vitais de uma empresa para permitir a continuidade desta, mesmo após desastres naturais ou causados pelo homem. Essa recuperação restaura o estado original das informações e serviços.
Elaborar um plano de recuperação de desastres consiste em definir, implementar e testar estratégias de continuidade dos serviços, considerando cenários críticos e riscos. Os diversos recursos de uma organização devem ser considerados para este plano, como pessoas, infraestrutura, sistemas, serviços, entre outros.
Quais são as ameaças?
Para garantir a continuidade das operações organizacionais, é necessário ter consciência dos desastres em potencial a qual ela está sujeita. Pode se tratar de pequenas ameaças até catástrofes de maiores proporções. Aqui vamos citar algumas delas:
- falhas nos programas devido a vírus;
- queda de energia;
- incêndios;
- inundações;
- crimes cibernéticos;
- roubo de dados confidenciais;
- vandalismo;
- fraudes.
Os impactos vão desde paradas nas atividades, o que resulta em produtividade baixa, até rombos financeiros estimados em perdas de bilhões de reais.
Por estes motivos, contar com um Disaster Recovery Plan é essencial, não só quando se trata de questões financeiras, mas também aspectos relacionados à proteção da integridade das pessoas e do patrimônio da organização.
Qual o objetivo da Disaster Recovery?
O principal objetivo em elaborar um plano de recuperação de desastres é proteger as informações e sistemas da empresa contra qualquer incidente que possa causar indisponibilidade das operações.
O Disaster Recovery evita os impactos negativos que ameaçam a integridade de um negócio. Esse planejamento busca garantir o funcionamento e a recuperação da estabilidade organizacional após a ocorrência de algum problema.
O Disaster Recovery procura retomar os serviços, ao menor custo e com os menores impactos possíveis, em um intervalo de tempo aceitável para a empresa.
Considerando a criticidade das informações, existem soluções para proteger esses dados, sendo a computação em nuvem (cloud computing) a mais procurada.
O que a cloud computing proporciona?
A maioria das empresas bem-sucedidas já utiliza a computação em nuvem para garantir a segurança de suas informações críticas. Essa estratégia tem sido bem aceita devido a sua flexibilidade, confiabilidade e otimização de custo.
Para realizar a recuperação de desastres, você pode contar com soluções estratégicas já reconhecidas pelo mercado, como o Azure e a Amazon Web Services (AWS).
Essas soluções possuem arquiteturas empresariais especializadas e que são implementadas na nuvem de acordo com a demanda e o porte da empresa.
Neste post, você percebeu que quando se trata da segurança da infraestrutura de TI da sua empresa, é preciso pensar em estratégias preventivas de recuperação de desastres. Para começar a proteger a sua empresa agora mesmo, conte com a competência do time da CITIS. Estamos prontos para arquitetar e implementar o plano de contingência mais adequado para a TI do seu negócio.
Se você gostou deste conteúdo, então conheça a nossas soluções! A CITIS entrega a solução da Microsoft Azure e Amazon Web Services para oferecer solução segura, privada e de alto desempenho, para empresas de diferentes nichos e tamanho.
Por: Welber Amaro
Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/disaster-recovery-entenda-um-pouco-mais-e-proteja-sua-welber-amaro/?published=t