Quantos e-mails você recebe durante o horário de trabalho que não acrescentam absolutamente nada a sua rotina profissional diária? É bastante provável que muitos deles cheguem com anúncios publicitários, descontos, conteúdo de auto-ajuda ou mesmo piadas enviadas por amigos.
Quer aumentar a segunrança da informação em sua empresa? Conheça o CITISAdmin.
Com base nisso, o instituto de pesquisa OnePoll realizou, a pedido da fornecedora de software na nuvem salesforce.com, uma pesquisa com mais de mil trabalhadores de inúmeras empresas britânicas.
De acordo com o resultado, a maioria dos e-mails enviados durante o horário comercial é prejudicial a produtividade. Entre os entrevistados, 70% declararam ter recebido e-mails que não diziam respeito ao trabalho ou que foram copiados em mensagens que não despertavam nenhum interesse.
Além disso, 38% afirmaram sofrer de sobrecarga de informação, uma tendência que segundo a análise está crescendo entre os profissionais.
“O hábito de enviar e-mails para um grupo grande de pessoas criou uma situação em que o uso do e-mail está se tornando algo improdutivo”, afirmou Tim Barker, vice-presidente de estratégia de EMEA da Salesforce.com, companhia norte-americana de software.
O uso das redes sociais também foi destaque, segundo o relatório, 46% dos empregados estão usando redes sociais no horário de trabalho. Este valor aumenta para 56% entre os trabalhadores com vinte e poucos anos, e para 67% entre os recém-chegados no mercado de trabalho.
Entre aqueles com menos de 35 anos, três quartos (75%) responderam que já receberam algum benefício comercial a partir de informações recebidas com o uso das mídias sociais. Esse número cai para 52% entre aqueles com 35 anos ou mais.