Se você tem cartões do Banco Santander ou Banco do Brasil, fique atento(a). Um novo golpe via SMS já afetou mais de 33 mil pessoas desde a quarta-feira (18).
A fraude consiste no envio de links maliciosos para diversos números de celular com supostos comunicados oficiais dos bancos, com mensagens como:”Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”, informou o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.
Uma vez que o usuário abre o link enviado, uma página é exibida com informações que induzem a vítima a digitar dados pessoas e bancários (como CPF e número do cartão de crédito). Além disso, é possível que fotos de tokens e cartões de segurança sejam solicitadas.
Outro forte indício de que se trata de um golpe é que o número do IMEI (uma espécie de RG do celular) também é exigido.De acordo com o DFNDR Lab, em posse desse código os criminosos podem clonar os aparelhos.
Dicas de segurança
Como prática para diminuir as chances de cair em golpes como esses, especialistas indicam:
– Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado;
– Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis).Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;
– Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;
– Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
– Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;
– Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado.