Canaltech
HD e SSD são dois tipos diferentes de armazenamento, e escolher qual é o mais adequado pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, o Techtudo separou quatro diferenças importantes entre os componentes.
1. Velocidade
A principal vantagem do SSD é a maior velocidade na transferência de dados. O componente armazena dados em memoria flash, e as taxas podem chegar perto de 500 MB/s, com transferência cerca de dez vezes mais rápida que um HD comum.
2. Durabilidade
Outra promessa do SSD é ter uma durabilidade maior que o HD. Seu funcionamento é por meio de componentes eletrônicos, diferente das partes moveis utilizadas no HD. Por isso, o SSD também é mais silencioso que o disco rígido tradicional.
3. Preços
Por conta de custos de produção mais elevados, o SSD acaba saindo bem mais caro que o HD. Se compararmos um SSD SATA com 1TB de capacidade com um HD de mesmo tamanho e interface, a diferença de preços é bastante razoável. O armazenamento mais poderoso pode sair por mais de R$700, enquanto o disco rígido comum é encontrado por menos de R$100.
4. Capacidade
Os preços mais altos acabam influenciando nas capacidades ofertadas para SSDs. É mais comum encontrar computadores fabricados com armazenamento flash de 128 GB ou 256 GB, enquanto os PCs com HD muitas vezes tem 1 TB ou mais de espaço. Ainda assim pode valer a pena um modelo com SSD menor, já que isso deve influenciar diretamente na experiência de uso no dia a dia.