Criminosos criam página falsa que se faz passar pelo site da Americanas

Frequentemente analisamos ameaças direcionadas a países e regiões específicas. Aproveitei este início de ano para analisar um pouco mais as campanhas de phishing e ameaças focadas no Brasil, e alguns pontos chamaram a minha atenção.

O primeiro ponto de atenção é que a quantidade de campanhas maliciosas focadas em criar sites falsos da Americanas foi significativamente maior que a de outras lojas de e-commerce. Geralmente os criminosos criam campanhas de diversas lojas conhecidas, sem demonstrar nenhuma “preferência”, mas neste início de ano o cenário foi diferente. A quantidade de lojas falsas que se faziam passar pela Americanas foram, em alguns casos, somaram um total de 40% a mais que outras lojas do mesmo setor.

Não identifico outro motivo para essa preferência por parte dos criminosos que não seja o grade destaque na mídia que a loja recebeu devido aos problemas financeiros apresentados pela empresa. Uma das possíveis lógicas dos criminosos é usar a visibilidade, mesmo que negativa, gerada pela loja para despertar o interesse por falsas promoções presentes em sites que se fazem passar pela página oficial.

O segundo ponto de atenção é qualidade com que os criminosos elaboraram este golpe. Como todos os golpes, essa campanha também possui pontos que permitem identificar que se trata de um conteúdo malicioso. No entanto, é evidente que os criminosos responsáveis por esta campanha desprenderam diferentes esforços para que a página falsa se torna-se mais realista.

Ao iniciar a análise desta campanha percebi que a estrutura do site falso é extremamente parecida com a do verdadeiro, porém possui botões que não realizam função alguma como é o caso do “todos os departamentos” e o botão para realizar o login.

Como de costume, independentemente de quão bem feito seja um golpe, os criminosos costumam não conseguir alterar certos pontos, como o endereço do site (por exemplo) que sempre será diferente do site oficial da loja.