As piores e mais inseguras senhas usadas no Brasil em 2022
Assim como ocorre todos os anos, a NordPass publicou mais uma edição do relatório sobre as senhas mais usadas por internautas em todo o mundo. O relatório inclui uma lista das senhas mais populares em determinados países, incluindo o Brasil, o Chile, a Colômbia, a Espanha e o México.
Os dados nos dão uma visão do nível atual de maturidade dos usuários em um aspecto muito sensível da segurança da informação: as senhas. De acordo com o relatório deste ano, infelizmente muitas pessoas continuam escolhendo senhas fracas, previsíveis e fáceis de adivinhar para proteger suas contas de e-mail, redes sociais ou outros serviços on-line.
123456: a senha mais usada no Brasil
Desta vez, assim como ocorreu no ano passado, “123456” continua sendo a senha mais usada por internautas no Brasil.
A lista produzida pela NordPass com as 200 senhas mais comuns no Brasil é baseada na análise de um banco de dados de 3TB que contém senhas que foram expostas em incidentes de segurança. Estas informações foram compiladas em colaboração com pesquisadores independentes especializados em investigações de incidentes.
Como pode ser visto na imagem a seguir, a tabela é classificada de acordo com o número de vezes que a mesma chave foi usada, incluindo o número de vezes que ela esteve presente no banco de dados, e o tempo que levaria para que ela fosse descriptografada através de um ataque de força bruta.
Senhas usadas a nível global
Como destacamos, o relatório também inclui dados de alguns países específicos que podem ser de interesse para nossos leitores. Como podemos ver na tabela a seguir, em todos os cinco países a senha mais usada se repete: 123456. Além disso, além de algumas variações na lista de cada país, uma coisa que é facilmente perceptível é o número de variantes do “123456”. Isto também pode ser observado a nível global.
Outra informação interessante incluída neste relatório é uma classificação das senhas mais populares em categorias como esportes, nomes de artistas ou grupos musicais, comida, videogames, filmes ou carros, entre outras. Isso mostra um padrão que as pessoas normalmente seguem ao escolher uma senha para que sejam fáceis de lembrar. No entanto, isto faz com que essas senhas seja mais previsíveis, principalmente em ataques automatizados de força bruta nos quais os cibercriminosos utilizam um software para tentar diversas combinações de endereços de e-mail e senhas em segundos.
Os resultados mostram que ainda é fundamental aumentar a conscientização sobre a importância de criar senhas longas, difíceis de prever e únicas para cada conta ou serviço on-line. Além disso, as pessoas devem estar cientes de que tudo isso pode ser possível através de um gerenciador de senhas em computadores, tablets ou smartphones, já que estes serviços podem auxiliar em todas essas necessidades na hora de criar e administrar senhas. Além disso, não podemos esquecer a importância de ativar a autenticação em duas etapas em todos os serviços on-line – desta forma, a segurança de suas contas não dependerá apenas de uma senha.
Fonte: Welive Security