Imagem: Zephyr_p/Shutterstock
A Atento SA, empresa de call center, foi atingida no último domingo (17) por um ataque de ransomware que deixou a companhia operando parcialmente. A marca sustentou, porém, que não teve nenhum vazamento de dados até o momento.
“Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes”, diz trecho de um comunicado divulgado pela marca.
A empresa informou que para prevenir o risco do vazamento de dados foi realizado um isolamento dos sistemas e uma interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significou a interrupção dos serviços.
A Atento disse que sua equipe de segurança cibernética está trabalhando para identificar e conter a ameaça antes de colocar os sistemas online novamente. A situação afetou principalmente as operações no Brasil, já que a companhia atua em vários outros países do mundo.
O ransomware
De acordo com o editor de Conteúdo Original e Cibersegurança do TecMundo, Felipe Payão, o ransomware que foi utilizado para atacar a Atento foi o Lockbit 2.0, que se caracteriza pelo rápido processo de criptografia dos dados da vítima.
Os atacantes informaram também que a empresa terá 6 dias para realizar o pagamento de “resgate” dos dados. Caso contrário, a promessa é que as informações serão publicadas na internet.