Considerando o cenário atual, dinâmico e competitivo, as empresas que adotam as melhores práticas de tecnologia apresentam um desempenho superior. São as primeiras a conhecer as tendências, se posicionar diante das mudanças e aproveitar as oportunidades de forma mais ágil do que seus concorrentes.
Assim, a tecnologia é vista como um recurso estratégico para qualquer tipo de negócio. É um diferencial que fortalece o ambiente interno das empresas, quando se trata de desenvolvimento tecnológico, melhoria em produtos e processos, segurança das informações. É fundamental também no ambiente externo, fazendo com que a empresa esteja cada vez mais preparada para enfrentar os desafios.
Uma das formas de obter vantagem competitiva por meio do uso da tecnologia é garantir a disponibilidade dos serviços pelo Monitoramento como Serviço, também conhecido como (MaaS). Essa é uma solução preventiva que assegura a disponibilidade dos serviços, alerta sobre possíveis problemas e evita prejuízos. No post de hoje vamos explicar como o Monitoramento como Serviço (MaaS) pode garantir uma série de benefícios para o seu negócio. Boa leitura!
O que é Monitoramento como Serviço (MaaS)?
O pânico de qualquer empresário é ver os sistemas fora do ar ou indisponíveis, não é mesmo? Essas paradas representam perda de clientes e de receitas. Isso prejudica a imagem da empresa, já que o cliente perde a confiança e busca o concorrente que garante a disponibilidade dos serviços.
Esse tipo de problema pode ser evitado por meio do correto monitoramento da infraestrutura de TI (MaaS). O serviço controla os sistemas por 24 horas e evita paradas e riscos inesperados. Existem empresas especializadas em prestar o serviço de monitoramento gerando alertas sobre anomalias antes mesmo de ocorrer o problema.
O MaaS é uma medida preventiva que traz segurança e disponibilidade para as operações de uma empresa. O monitoramento consiste na observação do funcionamento dos sistemas e processos e na análise crítica de qualquer inconsistência. Assim, as empresas investem em um serviço que assegura operações mais ágeis, otimização dos recursos disponíveis, e redução de custos com paradas ou manutenções.
Para que contratar o serviço de monitoramento?
Com o monitoramento contínuo, é possível identificar gargalos, prever riscos potenciais e outros problemas. Além disso, o histórico de dados gerados serve como input para a tomada de decisão sobre melhorias, necessidades de investimentos, entre outras medidas estratégicas para o negócio.
Esse monitoramento é bem mais aprofundado do que apenas verificar o status de um equipamento. Consiste em verificar o processamento, a utilização de memória, a rede e o disco, a utilização do sistema operacional, aplicações e bancos de dados, a qualidade dos links e conectividade, entre outros.
Assim, é possível identificar anomalias que sinalizam uma possível falha crítica no sistema e recuperá-la antes mesmo de ocorrer uma parada. Esse método preventivo auxilia para que as intervenções corretivas sejam realizadas de forma planejada, sem impactar no funcionamento da sua empresa.
O MaaS conta com um modelo composto por recursos visuais e gráficos, que permite visualizar com transparência e confiabilidade todos os indicadores e métricas dos sistemas da empresa.
Quais são os benefícios do MaaS?
Vamos explicar agora quais são os benefícios em se contratar o MaaS em seu negócio!
- Assegurar a disponibilidade da rede
O MaaS gera alguns insumos, como curvas de padrões de consumo dos recursos. Dessa forma, é possível identificar a necessidade de melhorias na estrutura.
- Identificar os padrões e necessidade de melhorias
O MaaS gera alguns insumos, como curvas de padrões de consumo dos recursos. Dessa forma, é possível identificar a necessidade de melhorias na estrutura.
- Aumentar a produtividade
Com o monitoramento, a equipe pode identificar tarefas que não estão agregando valor ao processo e sugerir a eliminação delas. Isso contribui para o aumento da produtividade da empresa, por concentrar recursos naquilo que realmente interessa ao crescimento do negócio.
- Melhorar a qualidade da tomada de decisão
O monitoramento contínuo garante a geração de dados que servem como subsídios para a tomada de decisões mais assertivas, partindo de informações atualizadas e relevantes.
- Reduzir custos
Como se trata de uma ação preventiva, os prejuízos causados por problemas de paradas, interrupções, indisponibilidade e manutenções emergenciais são minimizados.
Neste post você aprendeu um pouco sobre o monitoramento como serviço (MaaS) e conheceu os benefícios que a contratação desse serviço pode trazer ao seu negócio. A escolha do parceiro é uma das decisões mais importantes. Você deve buscar uma empresa competente e eficiente que tem tradição junto aos seus clientes pela excelência do trabalho prestado. Por isso, conte com a CITIS!
E então? O que achou desse conteúdo? ( Aumente a disponibilidade da sua empresa com o MaaS).
Se você se interessou pelo MaaS, entre em contato com a CITIS para conhecer melhor a nossa solução. Nosso time está sempre pronto para cuidar da TI da sua empresa!
Por: Welber Amaro