Black Friday | Comece a monitorar os preços para evitar a “Black Fraude”
A Black Friday de 2022 será realizada no dia 25 de novembro. No entanto, para garantir bons descontos, os consumidores devem começar a pesquisar os preços dos produtos desejados com antecedência. Saiba como identificar uma oferta da “black fraude” e evite comprar “por metade do dobro”.
A previsão para o evento deste ano é otimista, apesar da alta da inflação. Dados de um estudo do Mercado Livre apontam que mais brasileiros participarão do evento neste ano e que os consumidores estão dispostos a gastar mais — 80% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 2 mil.
O professor Samuel Barros, pró-reitor de pós-graduação do Ibmec-RJ e especialista em finanças, disse em entrevista ao site Extra que, o principal meio de evitar ofertas enganosas na data principal do evento, é a pesquisa prévia dos preços. Uma outra dica é consultar no Procon e agências como o Reclame Aqui, as empresas que não tiveram um comportamento adequado nas ofertas desta data.
Como se preparar para a Black Friday
Confira algumas dicas para se preparar para o principal evento comercial do ano e adquirir as melhores ofertas, a seguir;
Se prepare financeiramente: avalie a sua situação financeira, prepare uma reserva ou avalie quanto do crédito poderá ser comprometido considerando a renda mensal.
Liste os produtos desejados: organize o que pretende comprar, guarde links e nomes com ficha técnica para agilizar a consulta na Black Friday.
Pesquise os itens que deseja com antecedência: busque por marcas e reputações do que pretende adquirir durante o evento. Procure por reações, reviews e leia sobre os prós e contras.
Siga lojas verificadas nas redes sociais: assim o consumidor recebe as principais promoções em primeira mão e cria um bloqueio contra os perfis falsos criados para enganar as vítimas.
Entenda a estratégia da loja e se prepare: busque entender se a loja em que deseja consumir fará promoções ao longo do mês, se terão promoções exclusivas no aplicativo, entre outras.
Cadastre-se nas lojas para saber dos descontos com antecedência: além de agilizar o checkout, a maioria das lojas costuma avisar sobre as promoções primeiramente para seus clientes através da newsletter.
Proteja-se com um antivírus: procure por programas de proteção cibernética que possuam extensões para o navegador que auxiliem na identificação de sites falsos, links infectados, entre outros recursos.
Monitore os preços: utilize os sites de comparadores de ofertas para monitorar as melhores oportunidade e vigiar o histórico de valores dos produtos. Aproveite também o serviço de alerta e seja avisado assim que um item alcançar um determinado valor.
Fonte: Canaltech
Menu de artigos
- Hardware Hacking: alternativas para extração de firmware
- Hackers usam jogos populares entre jovens como isca para roubar dados pessoais
- Novo método de phishing é direcionado a usuários do Android e iOS
- Acronis – Breve história do EDR
- E-book – Desafio da T.I. nas empresas: Estratégias para Mitigação e Controle