Começar a carreira no mundo da Tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.
Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas para profissionais de TI.
Agora é mãos à obra!
Para iniciantes
Escola da Nuvem
O “Escola da Nuvem (EdN)” é um projeto da Associação Escola da Nuvem, organização sem fins lucrativos que realiza iniciativas voltadas para a capacitação e contratação de novos talentos da tecnologia da informação.
Para isso, a entidade oferece cursos online gratuitos, que atendem às principais demandas técnicas do mercado de cloud computing. Destaque para os cursos Fundamentos e Arquiteto AWS, voltado para pessoas que buscam o primeiro emprego como desenvolvedores ou analistas de suporte/infraestrutura.
As aulas serão ministradas em uma plataforma EAD customizada para proporcionar a melhor experiência no aprendizado, com conteúdo de qualidade preparado por profissionais do mercado. Também serão oferecidas mentorias com especialistas e projetos para desenvolver as “soft skills” dos alunos.
A EdN é patrocinada por diversas empresas do setor de cloud. Entre elas, a Nextios, unidade de negócios corporativos dedicada à computação em nuvem para o mercado B2B da Locaweb, a Dedalus. BRLink, entre outras.
As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser feitas pelo site da instituição, clicando aqui.
Awari
Startup brasileira focada em qualificar profissionais para o mercado de TI, a Awari promoverá na próxima semana m curso 100% gratuito e online para UX Design. Serão três aulas ao vivo ministradas por Fernando Cicero, Product Designer da Awari com mais de 20 anos de experiência no tema e passagem por diversas startups e fintechs.
Neste curso introdutório, o interessado terá a oportunidade de aprender os fundamentos da área, os desafios da carreira, como dar os primeiros passos em uma profissão tão promissora e como trabalhar com pesquisas de usuários. As aulas ainda abordarão assuntos como artefatos de síntese (persona) e a construção de wireframes, tudo bem distribuído em três módulos que vão contemplar as principais necessidades do profissional de UX que deseja ingressar no mercado.
Todas as aulas serão ministradas por meio da Lira, plataforma online de ensino e pareamento inteligente da Awari. Os interessados devem se inscrever na página especial do programa, clicando aqui.
OLX Brasil
Uma das maiores plataformas de e-commerce do país, a OLX Brasil lança um curso gratuito de profissionalização voltado para o mercado de vendas de automóveis, negociados via internet. Com o nome de “OLX Ensina”, o programa é totalmente online e voltado para profissionais que buscam se reinventar frente aos impactos econômicos ocasionados pela pandemia de covid-19.
O curso é dividido em três módulos de cinco aulas cada, incluindo uma palestra inaugural e uma ‘live’ de encerramento. O interessado terá acesso a uma ampla gama de conteúdos que vai além das tradicionais técnicas de vendas, proporcionando uma imersão no universo automotivo e permitindo que o aluno tenha o conhecimento necessário para orientar o cliente de acordo com seu perfil e necessidade.
Além de técnicas comerciais avançadas e aspectos jurídicos e fiscais que envolvem as negociações, o curso abordará também o futuro do mercado automobilístico, com enfoque em oportunidades para empreender em um cenário de pós-pandemia; imersão nos recursos oferecidos pela plataforma da OLX; como fotografar e fazer vídeos de carros; ferramentas de gestão; jornada do consumidor em compras online; segurança digital; e conteúdos técnicos pertinentes ao segmento, como motorização, tipos de câmbio e de combustível, e como avaliar um veículo ao comprar.
O OLX Ensina é aplicado por meio de uma parceria com a Prospect Pro Treinamento e Consultoria, uma empresa especializada em capacitar profissionais do setor automotivo. O curso já está com as inscrições abertas e os interessados podem acessá-lo na página especial do programa, clicando aqui.
Para quem já está na área de TI
VTEX
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Tech Women Bootcamp iniciativa que busca auxiliar engenheiras de software a melhorarem habilidades técnicas e soft skills e, assim, dar um passo adiante em suas carreiras. Promovido pela VTEX, multinacional de tecnologia para o comércio digital, o programa gratuito tem a duração de três semanas e é destinado a mulheres desenvolvedoras, cis ou trans, que já tenham experiência na área.
Com duração de três semanas, começando no dia 16 de agosto e terminando em 3 de setembro, os encontros acontecerão online e serão divididos entre apresentação do conteúdo, perguntas e exercícios práticos. As aulas terão duas horas de duração, entre 19h e 21h. Às quartas-feiras, acontecerão as sessões de mentoria, com uma hora de duração. O Tech Women Bootcamp conta com um time exclusivo de mulheres professoras e mentoras para guiar as participantes.
https://www.youtube.com/watch?v=ai_yzfR2RLo
Enquanto tecnologias vão e vem, ter sólidos conhecimentos nos fundamentos podem ajudar essas profissionais a se adaptar em um mercado cuja única certeza é a mudança. O Bootcamp irá oferecer uma visão geral dos códigos usados no ecommerce e dicas para entrevistas no setor. Um conjunto de ferramentas técnicas e comportamentais serão proporcionadas, tudo para contribuir com suas vidas e carreiras.
Ao todo serão 30 vagas para aulas que começam em agosto. As interessadas podem se candidatar até 13 de julho na página especial do programa, clicando aqui.
GeekHunter
Marketplace especializado no recrutamento de desenvolvedores e Data Science, a GeekHunter oferece aos candidatos registrados em sua plataforma o acesso a mais de 500 aulas de idiomas e quase 30 trilhas focadas em tecnologia e programação para pessoas desenvolvedoras (back-end, front-end, full stack e mobile) e profissionais de Data Science (cientistas de dados, analistas de BI e Data Analytics).
Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a SkillHub, plataforma B2B de cursos e treinamentos corporativos. Os candidatos recebem recomendações personalizadas de conteúdo para se desenvolverem e têm acesso a descontos em mais de 60 instituições de ensino, além de uma comunidade para compartilhar informações e dicas com pessoas com o mesmo interesse.
Para ter acesso aos cursos, o interessado deve cadastrar seu currículo no site da GeekHunter de forma totalmente gratuita. Após ter o perfil aprovado, as empresas têm acesso a ele e podem entrar em contato para entrevistas, pois na GeekHunter, o processo de seleção ocorre de forma invertida. No entanto, o profissional também pode demonstrar interesse pela vaga desejada.
Combate à Fraude
Para ajudar as empresas a mitigar o risco de falsificação de identidade em transações virtuais, cumprir as exigências regulatórias específicas e estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a startup Combate à Fraude criou uma certificação gratuita para profissionais de Tecnologia, Segurança da Informação, Compliance e áreas correlacionadas.
A certificação capacita os profissionais a identificar e reduzir as irregularidades em aprovações de cadastros on-line e aberturas de contas digitais em diversas instituições, como varejistas, bancos, fintechs, startups, corretoras de investimento e quaisquer outras que realizam transações financeiras pela Internet ou que recebam documentos virtualmente.
O conteúdo do curso abrange os diversos tipos de fraudes virtuais e como elas ocorrem; formas de prevenção e melhores práticas no combate a fraudes de identidade; como as empresas devem lidar com a coleta, o manuseio e o armazenamento dos dados dos clientes para estar em conformidade com a LGPD, que cria novas regras para o uso de dados pessoais; novas tecnologias de verificação e validação de dados para evitar suspeitas de fraude, entre outros assuntos.
Todo o conteúdo das aulas é gravado e pode ser acessado a qualquer momento pelos interessados, que farão uma prova para obter a certificação. As inscrições para a primeira turma começam no dia 1º de julho e podem ser feitas na página oficial do programa, clicando aqui.
Samsung
O Samsung Ocean programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados entre os dias 2 e 9 de julho. Com 34 atividades programadas no mês, estão previstas abordagens para linguagem de programação, Inteligência Artificial e IoT (sigla do termo em inglês “Internet of Things”, que significa Internet das Coisas em português), entre outros.
Confira abaixo:
05/07
- 10h – Backend com NodeJs e Express PARTE 1
- 18h – Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 1
07/07
- 10h – Backend com NodeJs e Express PARTE 2
- 15h – Jogos Digitais: Introdução
- 19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras PARTE 1
08/07
- 15h – Mineração de Opinião com Python
- 19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras PARTE 2
09/07
- 10h – Laboratório de Backend e Banco de Dados com MongoDB
- 18h – Desenvolvimento Ágil – DevOps Docker
A agenda – que pode ser acessada clicando aqui – foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.
As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.
Bolsas de estudo
Banco Inter
O Banco Inter, em parceria com a Digital Innovation One, anuncia o segundo bootcamp do “Programa Órbi Academy Techboost”. Nesta etapa, o treinamento será voltado para desenvolvimento Android: o Inter Android Developer. Os alunos participarão de uma jornada de aprendizagem sobre a tecnologia e ainda terão chances de ser contratados, com vagas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo.
Serão 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores ou para quem está migrando para área de tecnologia e quer aprender sobre a linguagem Kotlin e sua aplicação na construção de aplicativos Android. Ao longo do bootcamp, os participantes terão mentorias exclusivas com profissionais do Inter, que participaram do desenvolvimento do app da empresa.
Entre as experiências educacionais, o aluno vai aprender sobre cultura ágil, melhores práticas com Kotlin, bibliotecas Android, aplicações Clean Architecture e construção de aplicativo. Representantes do Inter, do Órbi Conecta e da DIO participaram nesta última quinta-feira de uma live para apresentação do bootcamp, que pode ser conferida no vídeo abaixo.
O Órbi Academy Techboost tem o objetivo de promover a educação profissional em habilidades digitais para todos os brasileiros, buscando aumentar a capacidade das pessoas para atuar no mercado de trabalho e diminuir o déficit de talentos em tecnologia. Até abril de 2022, o programa que tem como parceiros: Inter, MRV, Take Blip e Localiza vai distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em tecnologia.
Em fevereiro, mais de 26 mil pessoas se inscreveram para as 10 mil vagas voltadas para formação em linguagem JAVA. Até o fim de 2021, o Inter terá oferecido mais de 40 mil bolsas gratuitas para aperfeiçoamento de desenvolvedores.
As inscrições para o bootcamp Inter Android Developer são gratuitas e estarão abertas até 01/08/2021 e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.