Nós já sabemos que pessoas como o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, estão no time dos que colam um adesivo na frente da webcam do notebook para evitar bisbilhoteiros indesejados. Agora, a recomendação para que todo mundo siga esse exemplo vem de ninguém menos que James Comey, diretor do FBI.
Não é a primeira vez que o responsável pelo serviço de inteligência americano admite cobrir a câmera de aparelhos para garantir sua privacidade. Ele falou sobre isso pela primeira vez em uma entrevista no início do ano e reiterou as declarações nesta quarta-feira (14), durante uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.
Desta vez, o diretor foi além e afirmou que cobrir webcams é uma prática comum nos escritórios do governo. Comey diz que fazem pouco dele por ter dito isso em entrevista, mas, para o diretor, cobrir as câmeras não é muito diferente de tomar algumas medidas de segurança básica.
“Existem alguns pontos sensíveis que você deve prestar atenção, e esse é um deles”, comentou Comey sobre os adesivos nas webcams. “Se você entrar em qualquer escritório governamental, vai perceber que todos nós temos pequenas câmeras em cima das telas (…) E todas possuem uma pequena tampa para bloquear a câmera”.
O motivo, segundo o diretor do FBI, é a vigilância: “Você precisa fazer isso para que pessoas que não têm autoridade não fiquem lhe observando. Eu acho que isso é coisa boa a se fazer (…) Eu espero que as pessoas tranquem seus carros, tranquem suas portas à noite… Se você tem um sistema de alarme, você deve usá-lo.”
Faça o que eu digo…
A prática reflete as opiniões da Safernet, ONG especializada em segurança digital. O curioso é vê-la sendo adotada pela mesma pessoa que brigou com a Apple para que a empresa facilitasse o desbloqueio de um iPhone 5c sem autorização do usuário, durante a investigação de um tiroteio.
O diretor também criticou o WhatsApp quando o aplicativo anunciou que teria criptografia de ponta a ponta em todas as conversas. Parece que o trabalho de James Comey fica ainda mais difícil quando muita gente segue as recomendações dele.
Fonte: TecMundo