Em evento realizado em São Paulo, empresa reforçou a mensagem de comprometimento com o mercado brasileiro.
O Google aproveitou o GCP Next Brasil, evento realizado pela companhia na quinta-feira (10/11), em São Paulo, para falar sobre seu posicionamento no mercado brasileiro e reforçar a mensagem de expansão global de sua plataforma de computação em nuvem.
“Somente no ano passado, nós investimos mais em infraestrutura de cloud que todos nossos concorrentes juntos. Para ser mais preciso, foram cerca de US$ 27 bilhões entre 2013 a 2015”, afirmou Fábio Andreotti, diretor da gigante de buscas para a América Latina.
Recentemente, a empresa anunciou a criação de oito novas regiões orientadas a suas ofertas de nuvem, movimento que contemplou uma parceria com um data center local para hospedar serviços a partir do Brasil.
A ideia da provedora era tornar as soluções de infraestrutura mais competitivas em relação a Amazon Web Services (AWS) e Microsoft.
Um dos principais pontos fracos do Google frente a seus concorrentes reside justamente na relativa escassez de serviços em determinadas regiões, quando comparadas com outras plataformas.
Até então, as soluções cloud da companhia para o mundo corporativo são ofertadas a partir de seis regiões, contra 17 da Amazon e 34 da Microsoft. A não presença local era um dos problemas enfrentados no Brasil. O outro, é o pagamento em dólar. Esse, ainda vai demorar algum tempo para ser resolvido.
“Estamos expandindo globalmente para estar onde nossos clientes e parceiros estão. Até o fim de 2017, serão 14 regiões de cloud, todas conectadas por uma rede própria”, afirmou Andreotti.
Fonte: ComputerWorld