Fonte: Welive security
A popularidade do Instagram acaba atraindo o interesse de diversos cibercriminosos que buscam tirar proveito da grande quantidade de usuários para realizar variados golpes, entre eles, o roubo de contas para posteriormente comercializar os acessos ou realizar fraudes e, dessa forma, obter dinheiro das vítimas. No entanto, a empresa de propriedade do Facebook anunciou na semana passada o lançamento do Security Checkup, uma nova funcionalidade para que os usuários possam fortalecer a segurança de suas contas, permitindo a recuperação em caso de acessos não autorizados por um cibercriminoso. Essa ferramenta estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas.
A nova ferramenta aparecerá para os usuários como uma notificação sempre que a plataforma detectar atividades suspeitas ou quando houver sinais de que a conta pode ter sido comprometida por um cibercriminoso. Dessa forma, a ferramenta irá convidar o usuário a seguir alguns passos que consistem em verificar a atividade de login, revisar as informações do perfil, confirmar as contas com as quais o login é compartilhado e atualizar os dados de contato para a recuperação da conta, como o número de telefone ou o endereço de correspondência, explica a empresa em seu site.
Imagem 1. Security Checkup, uma ferramenta que ajuda a proteger contas de usuários. Fonte: Instagram.
Dicas adicionais de segurança no Instagram
Além desse anúncio, a empresa lembra destaca algumas dicas adicionais para que os usuários possam proteger suas contas e informações.
O Instagram orienta os usuários a habilitar a autenticação em duas fatores, também conhecida como duplo fator de autenticação, por ser uma das formas mais eficazes de proteger as contas de um sequestro. Além da orientação, a empresa anunciou que habilitará nas próximas semanas a opção de usar o WhatsApp para enviar o código de verificação como parte do processo de autenticação em duas etapas.
Imagem 2. O Instagram anunciou que vai habilitar a opção de usar o número do WhatsApp para o envio do código de verificação no processo de autenticação. Fonte: Instagram.
Além de habilitar a autenticação em duas fatores, a rede social recomenda manter atualizados os dados de contato, como e-mail e o número de telefone associado, pois desta forma a rede social se comunicará com o usuário caso a conta tenha sido sequestrada por um cibercriminoso.
Por outro lado, a empresa lembra que nunca envia mensagens diretas. Lembre-se de que recentemente circulou um golpe que se fazia passar por uma declaração oficial da central de ajuda do Instagram informando o usuário sobre uma suposta violação de direitos autorais. Essa campanha teve como objetivo o roubo de dados de acesso às contas e o sequestro delas.
Outra dica para melhorar a segurança no Instagram é habilitar as solicitações de login para receber uma notificação toda vez que alguém tentar entrar na sua conta através de outro computador, proporcionando também informações sobre o dispositivo a partir do qual estejam tentando acessar e a localização.
Além dessas dicas de segurança, as configurações de privacidade também são importantes para evitar que estranhos tenham acesso a informações pessoais que podem ser usadas por cibercriminosos de diferentes maneiras. Por este motivo, sugerimos a leitura do post “Configurações de segurança e privacidade do Instagram”, no qual explicamos com mais detalhes como configurar a privacidade e segurança das contas no Instagram para evitar possíveis dores de cabeça.