ATUALIZAÇÃO: Às 17h39, o Itaú informou em seu Twitter que o serviço foi restabelecido e que, aos poucos, retormaria a normalidade para todos os clientes. Àqueles que foram afetados por movimentações estranhas no extrato, a companhia recomendou paciência e mais um tempo de espera até o retorno total da operação.
Na manhã desta quinta-feira (3), clientes do Itaú passaram por um susto. Um problema nos sistemas do banco fez com que o aplicativo e o site do internet banking ficassem fora do ar e o saldo dos usuários fosse exibido incorretamente, gerando muitas reclamações nas redes sociais. Durante a tarde, os canais digitais do banco seguiam offline e o Itaú rejeitou um possível ataque hacker como origem do problema.
Em comunicado enviado ao Canaltech, a empresa deu algumas informações sobre a falha desta quinta-feira:
O Itaú Unibanco informa que está atuando para corrigir a intermitência que afeta seus sistemas na manhã desta quinta-feira (3), com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes. A origem do problema está sendo investigada, mas já se sabe que não tem relação com evento externo. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.
A empresa também precisou incorporar em seu site oficial um aviso sobre a instabilidade para informar clientes sobre a dificuldade em usar os seus serviços.
Mais cedo, uma parte do público se viu, como resultado do bug, com menos dinheiro na conta do que deveria. Outra parte levou um susto, mas no sentido oposto, ao ver um saldo superior ao correto.
A dificuldade é reforçada pelo Down Detector, site que mede a instabilidade de serviços pelo fluxo de pessoas que se queixam de transtornos com serviços online. A plataforma registra um pico por volta das 12h, mas a falha permaneceu durante toda a tarde.