Imagem: Canaltech
É a primeira vez que a Black Friday vai ocorrer com a Lei de Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor. As lojas precisam ter muita atenção em relação às regras da lei, pois as multas podem chegar a 2% do faturamento da empresa.
Para Sylvio Sobreira, CEO da SVX Corporate, é imprescindível que os lojistas ampliem os investimentos em segurança de dados para oferecer mais tranquilidade aos clientes. “Esse é um processo minucioso e que exige um tempo de implementação. É preciso validar a preocupação com a segurança de dados perante o consumidor, fazer uma auditoria e adquirir ferramentas que detectem vulnerabilidades no sistema, entre outros.”
Nesse cenário, Sobreira destaca cinco dicas para que as empresas evitem perdas financeiras, danos à imagem ou outras situações ainda mais graves. Acompanhe!
Uso indevido da identidade visual do e-commerce
É essencial que a companhia monitore o uso indevido de sua marca online (em sites e redes sociais). “Os selos de autenticidade e conformidade do portal, como o Confiaweb, da CyberExperts, são alternativas para certificar que a página é autêntica”, ensina Sobreira.
Uso indevido de dados pessoais para compras
Em compras na internet, é comum que sejam solicitados documentos e dados pessoais para cadastro. Para evitar que criminosos tenham acesso a essas informações, é importante ter um sistema antifraude para revisar a integridade dos dados usados, como na tentativa de registrar cadastros duplicados.
Cancelamentos do tipo chargeback
Diversas situações podem levar ao chargeback. Uma delas é quando o cliente percebe o lançamento de uma compra que ele não fez na fatura de cartão. Por isso, a prevenção e o combate a fraudes precisam estar sempre entre as prioridades. “Para minimizar os riscos, é fundamental ter o auxílio de especialistas que possam entender o contexto de cada situação, mapear detalhadamente a ação de fraudadores e descobrir lacunas no sistema.”
Autenticação ineficiente
Aplicar criptografia de ponta a ponta e oferece suporte a clientes que relatarem incidentes com seus dados são práticas fundamentais, que devem ser adotadas pelas empresas.
Transparência sobre as práticas
As empresas devem deixar claro quais dados, para qual a finalidade, se haverá compartilhamento e por quanto tempo as informações serão retidas. O cliente deve, ainda, ser informado sobre a política de privacidade da loja. Dessa maneira, ele saberá se uma abordagem da empresa é um comunicado oficial ou uma tentativa de fraude. Ter um programa de privacidade e proteção de dados estabelecido assegura mais confiança aos consumidores.