Estudo da provedora indica que, atualmente, a média mundial das operações por canais digitais é de 36%. Na América Latina esse número é de 27%
Enquanto bancos ao redor do mundo continuam investindo na abertura de filiais em diferentes áreas geográficas, os canais eletrônicos estão ganhando cada vez mais aceitação entre clientes e os próprios executivos das instituições bancárias.
Dois estudos encomendados pela SAP e realizados pela consultoria The Economist ao redor do mundo indicam que, atualmente, a média mundial das operações por canais digitais é de 36%, enquanto que na América Latina esse número é de 27%.
Consultados sobre perspectivas de futuro, oito em cada dez banqueiros concordam que ao longo dos próximos cinco anos os dispositivos móveis constituirão o principal canal de operações para seus clientes, particularmente pela forte capilaridade da nova geração de smartphones.
Segundo o levantamento, espera-se que 48% das operações bancárias previstas para 2019 sejam realizadas de forma online e 56% ocorram por clientes utilizando um dispositivo móvel.
“Essas estimativas não significam que outros canais tradicionais perderão o seu valor, mas as instituições terão de se preparar para serem capazes de atender à demanda dos clientes”, pondera o relatório.
Para 61% dos bancos, a personalização e a inovação são fatores importantes para a retenção dos clientes. Assim, a sugestão às instituições é que, ao pensar na abertura de canais online, é importante levar em conta a infraestrutura necessária para tirar proveito de todas as informações de valor que essas operações oferecerão para fidelizar os consumidores.
Fonte:Computer World