Microsoft recomenda a instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis

Microsoft tem recomendado que usuários do Windows 10 instalem o Windows 11… Em computadores não compatíveis. Usuários do sistema operacional de 2015 relatam notificações promovendo o novo software no computador, mas não podem aceitar a oferta por não terem componentes necessários para rodá-lo.

Os relatos foram destacados pelo site MSPowerUser e foram encontrados em máquinas que não possuem o módulo TPM 2.0 ou os 2 GB de RAM necessários para rodar o Windows 11. Assim como toda publicidade que empurra o update para os usuários, essa foi igualmente confusa de contornar, com botões pouco intuitivos e a opção “Recusar upgrade” escondida num dos menus.

 

Ao tentar aceitar a atualização, porém, o processo falha pela falta de requisitos mínimos, o que torna o anúncio ainda mais incômodo.

Atualização pode trazer problemas

Se o Windows Update não encontrasse inconsistências e continuasse o processo de instalação, o usuário poderia ter problemas no computador assim que ele fosse reinicializado pela primeira vez — e a própria Microsoft sabe disso. Instalar o Windows 11 em PCs não compatíveis “não é recomendado” pela empresa e, se o usuário fizer a instalação mesmo assim, deve estar ciente de que pode encontrar problemas de compatibilidade e de desempenho.

Além disso, a Microsoft não se compromete a entregar atualizações ou correções para computadores não compatíveis com o Windows 11. A instalação indevida poderia gerar problemas no futuro, como a exibição da marca d’água no canto superior direito da tela.

Não foi a primeira vez

Essa não é a primeira vez que a Microsoft anuncia o upgrade para Windows 11 em computadores incompatíveis. No fórum de suporte da empresa, há queixas de usuários alvos de publicidade do novo SO em máquinas que não atingem os requisitos mínimos.

O problema se torna ainda mais grave quando os anúncios são encaminhados para usuários sem conhecimento profundo em informática ou mais desatentos quanto aos requisitos mínimos. Encontrar uma mensagem de erro durante a instalação de um sistema operacional divulgado como superior e mais moderno pela Microsoft pode ser assustador e fazê-lo tomar decisões por impulso.

Fonte: Canaltech