Foco são pequenas e médias empresas, diz Symantec.
A Symantec divulgou o 18° ISTR (Internet Security Threat Report). O estudo oferece um panorama geral do cybercrime no último ano, no Brasil e no mundo. Segundo o relatório, houve um aumento de 42% dos ataques direcionados.
A cyberespionagem passou a atingir muitos setores da indústria, inclusive as pequenas empresas. Houve também um maior foco de ataques nas pequenas e médias empresas (com menos de 250 funcionários) com o objetivo de obter informações e dados sigilosos dos negócios.
O estudo ISTR também destaca que no último ano as ameaças móveis aumentaram 58%, sendo que 32% dos malwares para celulares tentam roubar informações como endereços de e-mail e números de telefone. Além disso, 61% dos sites maliciosos são endereços eletrônicos legítimos que foram comprometidos e infectados com por código malicioso.
Segurança
A partir do relatório a empresa divulgou algumas dicas para manter a segurança do computador.
Como sempre utilizar as melhores práticas de segurança, adotando senhas complexas e únicas para cada site e acessar apenas portais confiáveis, independentemente do tipo de equipamento que seja usado para navegar pela Internet.
Nunca clicar em links e arquivos anexados de pessoas que você não conhece. E verificar caso receba alguma mensagem estranha de um amigo. É possível que o e-mail ou a rede social dele tenha sido hackeada. Além de certificar-se da proteção de todos os seus dispositivos a partir de uma solução de segurança.
Fonte: IPNews