Phishing e outros golpes

Produção: cert.br | nic.br | cgi.br
Nem tudo na internet é confiável, pode ser golpe.

Golpistas estão sempre criando novos truques para enganar e tirar vantagem das pessoas. Não se deixe enganar. Veja aqui como se proteger de golpes aplicados na Internet.

SENSO CRÍTICO É ESSENCIAL
Desconfie sempre

Na Internet circulam informações de qualquer tipo e origem, inclusive falsas e maliciosas. Acreditar cegamente em tudo que recebe ou acessa facilita a ação de golpistas. Use o senso crítico: pode ser golpe!

  • Não é porque está na Internet ou alguém conhecido enviou, que é verdadeiro ou confiável
Busque mais informações

É preciso desconfiar, manter a calma e checar se a mensagem que recebeu ou o conteúdo que viu na Internet são confiáveis, para não cair na lábia de golpistas.

 Informe-se

  • busque a informação na fonte
  • pesquise por relatos de golpes semelhantes
  • converse com amigos e familiares
Fique atento ao tom da mensagem 

Golpistas exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar.

Desconfie de mensagens contendo:

  • ameaças
  • oportunidades de ganho fácil
  • promoções ou descontos muito grandes
  • pedido de sigilo
  • apelo emocional
  • senso de urgência
 
Questione se o conteúdo faz sentido

Golpistas costumam enviar  mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém “morda a isca”. Questionar se o conteúdo faz sentido para você ajuda a não cairem golpes.

Pergunte-se, por exemplo:

  • tenho conta neste banco?
  • esse é o contato que uso com esta instituição?
  • o valor da cobrança confere?
  • por que antecipar o pagamento e não descontar no final?

>> Observe se há erros de escrita

Fique atento a golpes do dia a dia 

Golpe comum, o phishing visa capturar dados dos usuários. Chega por meio de mensagens eletrônicas falando de temas que atraem a atenção dos usuários, para fazê-los acessar links maliciosos ou instalar malware.

Suspeite de mensagens com temas cotidianos, como:

  • recadastramento de token
  • cancelamento de CPF
  • débitos pendentes
  • oferta de emprego
  • pontos ou bônus a vencer

>> Não faça o que pede a mensagem

  • na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial
 
Atenção também aos golpes do momento 

Para atrair vítimas, oportunistas exploram temas de destaque no momento, como Imposto de Renda, eleições, Copa do Mundo, promoções (ex: Black Friday) e acontecimentos que geram comoção, como desastres e doenças graves.

>> Suspeite de ofertas muito vantajosas

  • lembre-se: “quando a esmola é demais, o santo
    desconfia”

>> Busque informações somente em fontes oficiais

  • certifique-se antes de fazer pagamentos ou
    doações
Não responda, denuncie

Ao responder uma mensagem você confirma que sua conta está ativa. Pode ainda revelar informações e preferências que ajudam o golpista a ser mais convincente.

>> Denuncie mensagens, anúncios e perfis maliciosos

  • use as opções disponibilizadas pelas plataformas

>> Bloqueie números de telefone e contas que enviam mensagens maliciosas

 
Não clique em todos os links que recebe

Links e códigos QR maliciosos são usados para direcionar usuários para páginas falsas ou com malware, a fim de capturar dados e cometer fraudes.

>> Antes de clicar, analise o contexto e os detalhes

  • na dúvida, não clique!

>> Desconfie até mesmo de mensagens enviadas por “conhecidos”

  • se necessário, contate quem supostamente a enviou usando outro meio de comunicação

>> Só leia códigos QR se tiver certeza que a fonte é confiável

Acesse o site ou aplicativo oficial

Existem muitas páginas falsas e aplicativos maliciosos que tentam se passar por organizações conhecidas, como bancos, comércio eletrônico e redes sociais. É preciso tomar cuidado para somente acessar sites ou instalar aplicativos legítimos.

>> Acesse o site digitando o endereço (URL) diretamente no navegador

  • se usar sites de busca, confirme se a URL apresentada é a correta
  •  use sempre conexão segura (https)

>> Instale apenas aplicativo oficial da instituição

Busque o perfil oficial das instituições nas redes sociais

Ao fazer contato com instituições em redes sociais, como serviços de atendimento ao cliente, é preciso verificar se o perfil é o legítimo, para não entregar seus dados a golpistas, que criam perfis falsos.

>> Confira se é o perfil
oficial

>> Procure pelo indicativo de “conta verificada”, sempre que disponível 

Proteja suas contas e senhas

Se conseguirem suas senhas e códigos de verificação, golpistas podem invadir suas contas, furtar sua identidade e praticar fraudes em seu nome, causando prejuízos a você e a seus contatos.

Nunca forneça senhas ou códigos de verificação

  • inclusive imagens de códigos QR

 >> Ative a verificação em duas etapas

Reduza a quantidade de dados sobre você

Quanto mais informações você divulga, mais fácil será furtar sua identidade, e mais convincente o golpista será nas abordagens. As informações também podem ser usadas para tentar adivinhar
suas senhas. 

>> Pense bem antes de publicar algo

  • avalie o que publica e quem terá acesso

>> Seja seletivo ao aceitar novos contatos

CUIDADO COM AS OPERAÇÕES BANCÁRIAS E COMPRAS ONLINE

Confirme a identidade antes de fazer as transações financeiras 

Golpistas exploram a confiança entre familiares e amigos pedindo empréstimos ou ajuda para pagar contas, geralmente com urgência. Usam contas invadidas ou alegam alteração de contato, como número de telefone.

>> Desconfie de mensagens pedindo ajuda financeira

  • contate a pessoa por outro meio de
    comunicação
  •  informe o ocorrido ao real dono da conta,
    amigos e familiares

>> Confira sempre os dados do recebedor antes de efetivar transações

Verifique se o site ou loja é confiável

Golpistas criam site falsos de comércio eletrônico com preços abaixo do mercado e enganam os clientes, que não recebem as mercadorias. Os dados fornecidos podem ainda ser usados em outras fraudes.

>> Pesquise a reputação da
empresa e as opiniões dos
clientes

 

  • em redes sociais e sites de reclamações
  • prefira sites e lojas que você conheça ou tenha boas referências

>> Faça uma pesquisa de mercado e desconfie se o preço estiver muito baixo

Não aceite intermediários em transações de compra e venda

Fraudadores criam anúncios falsos com valores mais baixos para atrair compradores. Se dizendo intermediários na transação, recebem o dinheiro do comprador. O real vendedor não recebe o pagamento e não faz entrega. 

>> Conduza toda a transação
somente pela plataforma
do anúncio

  • suspeite de intermediário pedindo sigilo sobre valores da negociação

Faça pagamentos apenas na plataforma original da compra

Fraudadores alegam falha de sistema e pedem às vítimas para fazer pagamentos fora da 
compra. No pagamento separado, o valor é alterado e ocultado para cobrar a mais. O cartão também pode ser clonado.

>> Ao fazer compras em sites ou aplicativos:

  • se usar cartão de crédito, prefira o cartão virtual
  • não faça pagamentos fora da plataforma

>> Ao fazer qualquer pagamento:

  • confira o valor antes de autorizar a cobrança
  • verifique o valor cobrado em sua conta e/ou cartão

O QUE FAZER SE FOR VÍTIMA DE GOLPE

Monitore sua vida financeira e sua identidade

O furto da sua identidade pode causar muitos prejuízos. Você pode ficar com dívidas em seu nome, perder reputação e crédito e ainda se envolver em processos judiciais.

>> Ative alertas e monitore extratos de cartões e contas bancárias

>> Contate as instituições envolvidas

  • para esclarecer dúvidas ou contestar irregularidades

>> Acompanhe seus registros financeiros junto ao Banco Central

  • busque pelo serviço “Registrato”

Faça boletim de ocorrência

O boletim de ocorrência (BO) é o registro policial que ajuda você a se defender caso seja vítima de golpe, em especial nos casos de perda financeira e de furto de identidade. É geralmente exigido para contestar fraudes e acionar seguros.

>> Registre ocorrência junto à
autoridade policial caso:

  • alguém esteja se passando por você (furto de identidade)
  •  tenha prejuízos financeiros

Recupere suas contas e troque suas senhas

Contas invadidas podem ser a porta de entrada para fraudes. Podem ser usadas para trocar senhas de outras contas, inclusive de instituições financeiras, e para aplicar golpes em seus contatos.

>> Se alguma conta sua foi invadida:

  • tente trocar sua senha
  • siga os procedimentos para recuperação do acesso, se necessário

>> Denuncie na plataforma se identificar perfil
falso em seu nome

>> Informe seus contatos

Fonte: Cert.br