É evidente que investir em computação na nuvem traz diversos benefícios para as organizações. E o que mais chama a atenção das empresas dentre os benefícios na hora de investir nesta solução, é a redução de custos.
Porém, essa economia não vem de forma automática. Para que este investimento se torne de fato vantajoso, é preciso estratégia e planejamento por trás do uso da cloud, realizando o controle dos custos, buscando maneiras econômicas de maximizar o uso, evitando gastos supérfluos e garantindo o melhor custo-benefício.
ATENÇÃO, gerenciar custos não significa reduzir os investimentos necessários à manutenção da T.I, colocando em risco toda a infraestrutura e sim otimizar ao máximo os recursos disponíveis.
Os serviços em nuvem são tarifados de acordo com o uso e na maioria das vezes, variação do câmbio, ou seja, são custos variáveis e se não houver um controle eficaz, você pode acabar pagando por recursos não utilizados.
Como gerenciar os custos em Cloud?
O primeiro passo que você deve dar para iniciar o gerenciamento destes custos, é entender e conhecer os padrões e tendências reais de uso.
Então, vamos as dicas:
- Faça uma análise da infraestrutura necessária
- Execute / Tenha um ambiente dentro de sua realidade com budget claro
- Monitorar é essencial
- Automatizar os processos e serviços, como exemplo, analisar se todo ambiente precisa estar disponível 24×7
- Acompanhar a performance e fazer ajustes quando necessário
- Tenha em mente a escalabilidade que a nuvem possibilita
- Terceirize a gestão de custos da nuvem, uma equipe capacitada pode ter uma análise mais apurada para melhor utilização dos recursos.
Após iniciar a utilização de soluções em Cloud com um gerenciamento eficaz, você poderá usufruir dos benefícios e obter retorno do investimento sem se preocupar com as surpresas ao final de cada mês.
Você precisa do serviço de gerenciamento dos custos em Cloud? Nós fazemos a gestão pra você!
Seja em estrutura ofertada por nós ou não.
Consulte as condições comerciais!