Três quartos dos apps serão destinados às empresas, 80% serão integrados a redes sociais e 50% será integrada com plataformas na nuvem
Os aplicativos de força de trabalho foram desenvolvidos para possibilitar aos funcionários o acesso às informações internas de sua empresa a partir de um dispositivo móvel, com o objetivo de otimizar a operação e a realização dos serviços prestados.
Um relatório da Forrester ressalta como os aplicativos móveis são uma necessidade competitiva no mundo corporativo moderno e como se tornou imperativo que os dispositivos mobile sejam tão eficientes na realização das tarefas de trabalho como os computadores fixos. O estudo conclui que a utilização dos apps auxilia de maneira mais inteligente não somente a tomada de decisão como também serve como um conselheiro de confiança para o negócio.
Os apps não estão indo embora, então adote-os
Os aplicativos móveis, tablets e smartphones chegaram para ficar. Existem até mesmo aplicativos específicos para determinados negócios, como os apps para gestão da força de trabalho, e as organizações que souberem tirar proveito desta tecnologia serão bem sucedidas. Nas lojas da Apple, por exemplo, os funcionários utilizam os dispositivos móveis para enviar recibos em PDF por e-mail. A companhia tem oferecido recibos eletrônicos em suas lojas desde 2005, evidenciando como sua cultura de trabalho abraçou tanto os aplicativos e como a tendência de mobilidade.
As empresas de serviços devem atentar-se para a nova maneira como os consumidores estão se comportando, que agora, têm acesso imediato à informação, a compras online e a oportunidades de emprego em tempo real, mesmo a partir de um dispositivo móvel. Há uma crescente lista de aplicativos que podem ajudar as organizações a tornarem-se mais eficientes para garantir a satisfação do cliente.
A rápida evolução dos iPads, iPhones e outros dispositivos móveis tem alimentado a louca corrida por financiamentos de risco para aplicativos móveis. O levantamento aponta que ¾ desses apps serão destinados às empresas de serviço, 80% serão integrados as redes sociais e metade será integrada com plataformas de aplicação na nuvem.
Para as organizações alcançarem o sucesso, seus funcionários precisam ter acesso, no mínimo, aos aplicativos mais básicos, como e-mail, calendário e contatos. Se a empresa puder oferecer mais aplicações, como conexão com a base de dados de clientes, planilhas de horas e chat em grupo, melhor ainda.
Aplicativos de planilha de horários fazem da folha de pagamento menos uma dor de cabeça
Um constante desafio enfrentado pelas empresas é a gestão da folha de pagamento e dos horários dos funcionários. Para contornar problemas de imprecisão de dados, os empregadores podem instalar um aplicativo que gera automaticamente os quadros de horários nos smartphones de seus funcionários. Os apps podem ser adaptados às necessidades da empresa, com aplicações mais simples, como o agendamento remoto dentro ou fora do local de trabalho, ou sistemas mais complexos de gerenciamento, capazes de manter os registros de intervalos e tempo de viagem, atualizar automaticamente os sistemas EPR e CRM e ainda apontar discrepâncias entre o que foi planejado para os dias de trabalho e o que realmente foi executado durante esse período.
O conhecimento do funcionário por meio de um aplicativo de banco de dados otimiza a prestação de serviço
Para os prestadores de serviços, existem aplicativos móveis de bate-papo que permitem que trabalhadores em campo e gerentes se comuniquem em tempo real. O apps integram as informações da agenda ao banco de dados dos clientes possibilitando aos trabalhadores em campo acesso a tudo o que necessitam para melhorar o serviço prestado.
Se a empresa possui funcionários que viajam constantemente é essencial que exista um aplicativo de orçamento e de relatórios de despesas. Caso contrário, o departamento de contabilidade dispenderá um bom tempo para inserir as informações de todos os recibos, assim como a área de TI quando os funcionários utilizarem aplicativos de terceiros que não estão nos padrões de segurança.
Aplicações de atualização de agendamento, GPS e, até mesmo, que lidam com tarefas administrativas básicas como registro de entrada e saída ou apresentação de relatórios, também podem ser muito úteis para as organizações. Além disso, a não adoção dos aplicativos móveis pode ser muito prejudicial ao seu negócio, especialmente se a concorrência já tenha adotado e implementado essa tecnologia com sucesso em suas operações.
No mundo corporativo moderno, no qual todos estão constantemente conectados à internet através de seus smartphones, os apps são considerados um artigo importante. Digamos que você está em uma reunião com um cliente em seu escritório. Agora imagine o constrangimento se você precisa procurar informações para um cliente, mas não consegue encontrá-las, pois sua empresa não acredita que um aplicativo com acesso ao sistema interno é importante e o cliente, sendo mais esclarecido nessa tecnologia, encontra a informação para você. Evite isso rendendo-se aos apps.
*Alexsandro Labbate é gerente sênior de marketing da ClickSoftware para as Américas.
Fonte: Computer World