Seja por teimosia, seja por comodismo, algumas pessoas se negam a atualizar os próprios navegadores — até quando se trata do Chrome, que agora é atualizado com novos recursos e funções todos os meses. Em breve, porém, o usuário resistente perderá mais que os recursos mais recentes do navegador do Google: a sincronização entre dispositivos também deixará de funcionar.
A regra vale para a versão 48 do Chrome ou qualquer outra mais antiga que ela. Essa compilação do navegador foi lançada em janeiro de 2016 — ou seja, esteve nas mãos do público geral há mais de cinco anos — e, na época, trouxe melhorias para a exclusão de histórico e uma série de aprimoramentos pontuais.
Hoje na versão 95, nem o visual do Chrome é o mesmo do pacote lançado em 2016 (Imagem: Reprodução/Google)
A função “Sincronizar entre dispositivos” é aquilo que mantém a atividade online em dia a partir de todos os aparelhos conectados à mesma conta Google: o histórico e os favoritos do computador aparecem no celular e vice-versa. Essa é uma das capacidades mais importantes (e úteis) do Chrome, então certamente os usuários sentirão falta dela assim que a nova política entrar em vigor.
Atualmente, o Chrome está na versão 95 e, desde 2016, muita coisa mudou — desde visual ao fluxo de atualizações. A compatibilidade com os recursos mais modernos da web também está incluída e, com o tempo, a compilação defasada também ficará para trás nesse sentido. Não deve demorar, também, para que a versão 96 chegue a todos os computadores.
Se não há um bom motivo para resistir, atualize
Se não houver uma razão indispensável para não atualizar o navegador (estar com um sistema operacional antigo e não mais suportado, por exemplo), considere fazer o download assim que possível. De toda forma, é extremamente importante manter os softwares do computador em dia, tanto para ter acesso às funcionalidades mais interessantes quanto pelos mecanismos de segurança fundamentais para manter sua navegação pela internet segura e confiável.
Não sabe como atualizar? Uma instalação limpa do navegador resolve. Para isso, acesse o site do Chrome no computador e faça o download do navegador. Se tudo estiver nos conformes quanto ao suporte da sua máquina e do sistema, o novo app será instalado sem qualquer dificuldade — daí, é só fazer login com suas credenciais do Google e pronto: todos os seus hábitos, histórico e favoritos devem ser preservados.
Fonte: Google